A variabilidade é universal. Isto quer dizer que pode ter a certeza de encontrar variabilidade quer esteja a falar de galáxias ou de partículas subatómicas. A certeza.
É preciso querer ser muito cego para não ver o quão primordial é essa força. E, contudo, não faltam cegos.
(A variabilidade tem muitos nomes - Esta é boa!
E existe em todos os 'planos'.
Em ciências sociais acho que se usa o termo 'pluralismo' para dizer variabilidade. Como sabem, metade da população não consegue lidar com isso e, lá no fundo dos seus negros corações, sonham em livrar-se dela, como se isso fosse possível, nem sequer dando conta que contrariam a religião que costumam defender, e até impôr, porque a variabilidade é intrinseca ao Universo).
E mesmo aqueles que veem alguma coisa parecem ter certa dificuldade em a aceitar. Reparem bem no texto da figura "more facets than expected".
É o que eu chamo um faux pas, monsieur! Repito que não é uma questão de "se esperar". É uma certeza. Se não virem variabilidade, aumentem o zoom!
Gostava que os leitores não saíssem daqui sem aprender isso: Universal; Certeza.
Ah, e lembrando-me do filme I, Robot, em todos os planos.
Quando virem por aqui, no Acerca, fotos sem legenda é quase certo - só não é certo porque a variabilidade 'trabalha' em todos os planos, logo também nas fotos e, portanto, podem ser com outra intenção qualquer, duh! - que são ilustrações de variabilidade.
No comments:
Post a Comment
Exprima-se livremente!