Monday, April 2, 2007

Uma produção

Não conheço nenhum filme da Disney que seja melhor do que o "Spirit - Espírito Selvagem", o Garanhão do CimarronSpirit -Espírito Selvagem.

Os filmes americanos têm uma característica que me fascina e inversa aos filmes europeus. Vê-se um filme europeu e tudo parece ter profundidade, esconder segundos sentidos, conter fascínio e mistério... que não dura 2 dias. Vê-se um filme americano, e tudo parece leve, vulgar, linear... mas nunca mais se esquece porque de cada vez que pensamos nele, ou o revemos, descobrimos, agora de verdade, profundidades insuspeitadas, filosofias profundas que se validam mais e mais e não se desmoronam, antes florejam, perante análise cuidada.
Além do mais são honestos: os defeitos (por exemplo o elitismo sempre presente na Disney e outros "ismos" piores) são visíveis, não dissimulados.
Uma análise cuidada aos filmes europeus em geral revela-os em vento que passa, em pó e vaidade, em inútil perda de tempo.


(Viram, eu a usar a palavra florejam? :-)

The Treasure of the Sierra MadreDei conta disto, e tenho-o vindo a confirmar desde então, com o "Tesouro da Sierra Madre", há muitos anos. Depois de o ter visto com total leveza dei conta que, por exemplo, a cena da dança em cima da rocha festejando a descoberta, se tinha alojado espontaneamente na minha RAM... Como soube? Anos mais tarde vi uma instantânea alusão de 'humor físico' a essa cena, num outro filme, e imediatamente, sem esforço, a reconheci. Tinha-a gravada e não sabia!

Esta espécie de humildade (só descobrir a grandeza a posteriori pode ser visto como uma espécie de humildade) é fascinante. (E mostra quão exímios eram (são) os que trabalham no show business americano). Digo isto porque continua a acontecer; até em filmes infantis.

No comments:

Post a Comment

Exprima-se livremente!