Helena Figueira (não sei quem será) a explicar, a um analfabeto que não lê o Acerca, a distinguir entre o nome de uma unidade e o seu símbolo:
http://www.flip.pt/tabid/325/Default.aspx?DID=4035
Eu bem que escrevia um livro sobre o assunto (para professores, juristas, operários, admnistradores...) mas quem mo publicaria?
E os manuais de Física e de Química do 12º ano que explicam o que é uma potência? Quem é que chega ao 12º ano sem saber o que significa dez ao cubo? (Provavelmente muita gente.)
ReplyDeleteQuanto às unidades SI, tenho um tique feio; escrevo mL, em vez de ml. Houve uma altura em que foi assim; foi a primeira coisa que me corrigiram quando cheguei à universidade. Depois voltou-se ao ml e eu ainda estou muito afeiçoada ao mL.
Mas podes escrever mL! O símbolo de litro é l ou L.
ReplyDeletehttp://www.bipm.org/en/si/si_brochure/chapter4/table6.html
f) The litre, and the symbol lower-case l, were adopted by the CIPM in 1879 (PV, 1879, 41). The alternative symbol, capital L, was adopted by the 16th CGPM (1979, Resolution 6) in order to avoid the risk of confusion between the letter l (el) and the numeral 1 (one).
diz a quem te corrigir que venha falar comigo.
E ainda:
ReplyDeleteHá um único problema no nosso Ensino mas ninguém parece saber qual é: os programas.
São assustadoramente 'evoluídos' e claro que ninguém acredita que tanta ciência entre nas cabecinhas da rapaziada.
A verdade é que nem os professores sabem tanto.
Se rasgassemos os programas e lhes ensinassemos o básico - ler, escrever, umas contas, os princípios básicos da Ciência..., aí sim ninguém chegava à Faculdade sem saber o que era 10^3.
.....
Aliás os professores universitários, os bons, começam sempre pelo princípio porque presupõem, e bem, que ninguém sabe nada de jeito. Em princípio leia-se "matéria que consta nos programas do 7º".
Se achas que estou a exagerar arranja aí quem faça isto:
http://earana.files.wordpress.com/2008/11/ftnc2ba-4-potencias1.pdf
Utilização de mL:
ReplyDeleteé brasileiro mas o Inmetro é melhor que o nosso IPQ:
http://xa.yimg.com/kq/groups/2299115/1518552210/name/RESOLU%C3%87%C3%83O+-+RDC+N%C2%BA+10,+DE+9+DE+MAR%C3%87O+DE+2010.pdf
---
"Se vêm de alguém com algum tipo de título ou de um canal supostamente responsável, as ideias são aceites, mais ou menos dogmaticamente, as contas são tidas por boas, as intenções, por mais banais, erradas e grotescas que forem, supostas as melhores. Ora, disto é o que não falta por aí. É esta abundância de doutores analfabetos, incessantemente a debitar barbaridades do alto das suas cátedras de papelão que me inspira estas linhas.
"