Thursday, January 25, 2007

Blogue Público

Os blogues são essencialmente um novo conceito de página de Internet.

Num blogue, as páginas não são apenas oferecidas prontas a usar como são apresentadas com uma estrutura optimizada para um predeterminado tipo de conteúdo e utilização.

Se considerarmos que o que havia mais na altura em que surgiu esta ideia eram páginas prontas a usar, somos levados a concluir que a novidade que levou ao sucesso deste conceito reside no facilitar a vida aos utilizadores que assim deixam de ter de decidir, em sentido lato, o que fazer e como o fazer, dentro das possibilidades infindas que uma página de Internet abre à criatividade. As pessoas deixaram de ficar paralisadas pela forçosa decisão de escolher "como" e "o quê" ao encararem as imensas possibilidades de conteúdo e forma que uma página de Internet abre. A dificuldade de decidir é proporcional ao número de possibilidades de decisão. Os blogues minimizam essa dificuldade porque convidam a priori a um determinado conteúdo e a uma determinada utilização.

Mas nem tudo são rosas e os blogues têm um ponto fraco: exigem demasiada atenção dada a sua propensão diária e individualista. Assim a blogosfera (assim se costuma designar o conjunto de blogues existentes) está cheia de blogues nados-mortos, de blogues inactivos, de blogues que não servem para nada. Ao ver a voracidade do bicho os seus autores, compreensivelmente, desistem da empreitada.

Tenta-se superar isto através da associação de vários autores num mesmo blogue (distorcendo uma das ideias iniciais dos blogues que é a de servirem de diário e portanto terem tendencialmente uma natureza estritamente pessoal). Isso, quando resulta, resulta bem.

Outra variante, usada pelo mais abrupto blogue português, é a de incluir a participação dos leitores. Também resulta.

Outra ainda é a de simplificar o conteúdo publicando, por exemplo, nada mais que fotos.

E há outras: com o Google Alerts e a possibilidade que há de publicar por email, pode até criar-se um blogue que se vai actualizando automaticamente, sem intervenção!

Mas a imaginação humana é infinita e mesmo quando um conceito parece estar esgotado eis que novas ideias, novas possibilidades surgem.

Tenho o prazer de informar que me surgiu a ideia de um novo conceito de blogue: o blogue público.

Essencialmente (e vou deixar, para já, de lado outras análises) trata-se de um blogue que convida à participação ocasional de todos. Como se disse os blogues tendem a acabar depressa porque poucos têm disponibilidade para os manterem. Mas quase todos nós temos, numa altura ou noutra, algo pontual a dizer. Uma opinião, uma rima, uma imagem, um dito, uma anedota que seja... Ora, podemos sempre dar os nossos créditos de mão beijada a um dos autores desses blogues que abraçam a participação dos leitores ou podemos mandar um email para um blogue público e compartilhar assim o que nos vai na alma sem ofuscar a autoria com o nome de outrém.

Está criado e à disposição de todos o blogue público, Popular. O endereço é: (http://bloguepopular.blogspot.com/).

Compartilhe as suas ideias, participe enviando-as simplesmente por email para blogue.popular.publicar@blogger.com e em poucos segundos elas estarão publicadas, não num blogue inactivo que ninguém lê mas sim num blogue vivo e dinâmico. Um blogue que não é controlado por ninguém e que todos controlam (o login é público! Repito: o login é público).

Por mim, confesso, estou ansioso por descobrir o que vai acontecer, no que se irá tornar este rebento e por ver lá a sua participação!

No comments:

Post a Comment

Exprima-se livremente!