Wednesday, January 17, 2007

Uma poetisa

Alguém me sabe dizer o que é que aconteceu à palavra poetisa?
(Anda toda a gente a usar "poeta" para os dois géneros.)

É que eu também tenho uma série de palavras de que não gosto e se está na moda poder substituí-las por outras mais ao nosso gosto, gostaria de ser informado.

Quase me esquecia do Ciberduvidas:

Será por se recear que poetisa seja a mulher dum poeta que agora, quando uma senhora verseja, há quem lhe chame poeta, o que é rematado disparate?


Se na televisão aparecem (ainda por cima repetidamente) intelectuais a dizer disparates (como "poeta" ao falar de Natália Correia dito, por exemplo, no Grandes Portugueses, então podemos contar com o disparate por muitos e bons anos e isso é compreensível. Não é compreensível que os ditos não se corrijam tão cedo e tão veemetemente quanto possível. Prezam mais a vaidade do que a língua, será?
Como tenho dito muitas vezes, foi assim que começou o "não comento".
(Não confundir o "não comento" normal, o da liberdade de expressão, com o "não comento" de um responsável directo e único que tem evidentemente o dever e a obrigação (para isso lhe pagam) de não somente comentar como de 'resolver'... Dou um exemplo: um ministro diz qualquer coisa. Vai-se ao primeiro-ministro - a quem mais? - e pede-se-lhe que esclareça e tal.
"Não comento".
Então quem raio há-de comentar, seus desavergonhados?!)
Acima, onde se lê "primeiro-ministro" leia-se "Jorge Sampaio". É mais justo.

"Poetisa" é uma palavra feia.
A história de a substituir por "poeta" é bonita. (Uma espécie de homenagem a Sophia Andresen)
Mas a justificação (de que há algo de depreciativo face a "poeta") não presta.
Se a quiserem exterminar porque é feia - apesar de ser uma atitude pantanosa - podem contar comigo. Para modas vãs, não.
Se pretenderem homenagear Sophia então utilizem "poeta" apenas e só para ela (Coisa que tentarei fazer dado que era essa a sua vontade. Não se devem contrariar os poetas - muito menos os mortos).

Quando morrer {nome da maior actriz portuguesa viva} começaremos a dizer "actora"?

No comments:

Post a Comment

Exprima-se livremente!