segunda-feira, março 19, 2012

Finalmente

Vi um documentário há anos na TV onde a história (lenda?) do tijolo do Forte de Jiayuguan, na China, foi contada. A história ficou indelevelmente memorizada mas nunca mais me consegui lembrar do nome do forte, até hoje!
Um resumo da história: contrataram um arquiteto que quando entregou a lista de material necessário foi chamado e levou um grande raspanete do general porque ele tinha pedido um número exacto de tijolos e o general fez-lhe notar que era necessário acrescentar uma reserva, a contar com imprevistos e tal. "Um militar usa sempre reservas!"
O arquiteto calou e logo enviou o novo pedido corrigido de tijolos: o número anterior (2 323 256, que fosse) mais 1 de reserva.
...
Esse tijolo ainda lá está, num varandim.

(Uma versão diz que que o arquiteto não calou e insistiu no número exato calculado. O general ficou furioso e preparou-se para a vingança se sobrassem ou faltassem tijolos. Como sobrou 1 o arquiteto colocou.o no chão de um varandim e quando o general o apontou "Ah ah!" pronto para executar a vingança, simplesmente lhe disse que aquele tijolo era fundamental e que se fosse removido toda a estrutura ruíria. Ninguém se atreveu, até hoje, a retirar o tijolo sobrante.)

Jiayuguan, uma das minhas histórias preferidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Exprima-se livremente!