Tuesday, October 7, 2008

No princípio era o nada

Ao ver o monstro que as formigas, no seu transe hipnótico avassalador, estão a construir do nada, fico sem dúvidas que o Universo veio do nada. Há muito potencial, no nada!
Refiro-me à loucura financeira.
Estou a apreciar a sucessão dos acontecimentos e o frenesim é tal que 15 dias depois o monstro está praticamente concluído.

(Faz-me lembrar um mau episódio do dr. House em que todos os passageiros de um avião ficaram doentes, sem ter nada. O diagnóstico foi: histeria colectiva. É mais ou menos...)

Outra coisa que me ocorre é quão fácil é, afinal, o trabalho dos grão-mestres de uma eventual sociedade secreta manipuladora. Tão fácil como iniciar um boato, assustar criancinhas com filmes de terror ou fazer um bluff ao póquer.

Para uma coisa existir basta acreditar nela. Todos parecem acreditar sem problemas que, por exemplo, o objectivo n.º 1 de peritos em informática é aceder aos seus ficheiros pessoais. Todos parecem acreditar que a simples falência de um banco - 2 ou três milhões de pessoas que ficam sem um dinheirinho que tinham de parte - os vai deixar na miséria. As formigas acreditam em praticamente tudo o que lhes dizem, desde mamografias por satélite até ao "grátis" dos cartazes publicitários. E por acreditarem, sentem-se inspiradas a fazer alguma coisa. Claro que só fazem asneiras porque as formigas não tem nada mais que instintos animais.

Oiçam com atenção (pay attention, son!): não é a morte dos grandes que afecta os pequenos mas sim a morte dos pequenos que afecta os grandes. Pensem em baleias e plâncton, sei lá.

Pensava que vivíamos numa "economia de mercado". Vivemos numa "economia de Fé". E a Fé não se limita a mover montanhas; também as arrasa se for preciso.

Estes estúpidos destes políticos caíram todos que nem patinhos, na história do lobo mau. Dos idiotas dos jornalistas nem vale a pena falar que nunca fazem ideia do que estão a dizer. Conclusão: nada mais real que a crise financeira. A pobreza perda de algum dinheiro de uns vai ser a miséria de todos.

Quanto a Portugal, até me dá vontade de rir, bastará um daqueles emails brasileiros começar a circular pela macacada a dizer "OS BANCOS PORTUGUESES ESTÃO SEM DINHEIRO" ... "VÁ HOJE MESMO LEVANTAR O SEU DINHEIRO SENÃO..."
A "solidez económica" do nosso país, mesmo contando com a lendária ineficácia dos empregados bancários, durará 3 horas e 42 minutos. Sensivelmente (como diria um lisboeta).

---
PS: Supõe-se que toda a gente sabe que os bancos não têm lá o dinheiro a ganhar bolor. Tudo isto é um jogo. Se pedem para ver o dinheiro, lá vai tudo por água abaixo e acaba-se logo a brincadeira.

No comments:

Post a Comment

Exprima-se livremente!