Friday, June 29, 2018

Elogio público

Devia ser uma loa mas fica fico-me por dizer que tive direito a uma resposta perfeita do desde sempre adorado - é para coisas destas que eu imagino a Internet - Ciberduvidas. Portanto, fica o obrigado público à doutora Maria Eugénia Alves
_____
Olá Hoje ao falar com uma brasileira, perguntei-lhe se íamos ganhar o mundial. Respondeu "-Não sei. Está dando tanta zebra". Tive de ir ver o que significa: "Aplica-se quando um equipa considerada favorita pela sua maior qualidade é derrotada por outra de menor gabarito." mas, fiquei curioso acerca da origem de tão estranha expressão. obrigado. Cumprimentos 




Prezado consulente,

Para entender a expressão, é preciso contextualizá-la e ir um pouco mais longe no tempo. De facto, prende-se com um fenómeno da cultura popular brasileira, o célebre Jogo do Bicho. Segundo a Wikipédia, «O jogo do bicho é uma bolsa ilegal de apostas em números que representam animais. Foi criado em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, Rio de Janeiro.»
Acontece que a zebra é um animal que não existe no jogo. Assim, usar a expressão “vai dar zebra” significa a impossibilidade desse facto vir a ocorrer.


Foi usada pela primeira vez pelo treinador de futebol Gentil Cardoso, quando o seu clube, o poderoso Vasco da Gama, estava em clara vantagem em relação ao adversário, clube mais fraco. No entanto, antes do início do jogo, ele profetizou o impossível, usando a expressão «vai dar zebra!», em clara referência ao jogo do bicho. A metáfora evoca a impossibilidade, a alta improbabilidade da ocorrência, uma vez que este animal não faz parte do jogo.
Mas o clube em desvantagem venceu o Vasco e, por isso “Deu zebra!”
A partir daí, a expressão tornou-se popular e significa que o inesperado pode acontecer.
Em conformidade com a história da expressão, aparece a representação da Zebrinha, criada pelo cartunista/caricaturista Borjalo (pseudónimo de Mauro Borja Lopes). A personagem é conhecida por Zebrinha ou "Zebrinha da Loteria Esportiva" ou "Zebrinha do Fantástico”, por se fazer durante o decurso deste programa de televisão, e serve para informar os resultados da Lotaria Desportiva na Rede Globo.

Com os nossos cumprimentos,
Maria Eugénia Alves



___
"perfeita"? Não. Mas pouco falta.
Aquele "mas o clube em desvantagem...." não devia ser "mas" nenhum pois foi o que tinha sido profetizado...
E não gosto que se use a Wikipédia como fonte.

No comments:

Post a Comment

Exprima-se livremente!